segunda-feira, 28 de outubro de 2013

A Retituição

“Ah! quem me dera ser como eu fui nos meses passados, como nos dias em que Deus me guardava!” Jó 29:2
Introdução: A busca incessante por algo que se perdeu, e uma coisa que acompanha todo ser humano, há exemplo disto temos no Novo Testamento, no evangelho de Lucas capitulo de numero 15 temos três fatos importantíssimos sobre perda, e com um final de restituição, a ovelha voltou para o pastor, a dracma voltou para a mulher e o filho voltou para o pai e recuperou o convívio familiar. Sempre que perdemos algo tenhamos fé que iremos recuperar. Se continuar-mos no Novo Testamento todos que procuraram Jesus queriam a restituição de algo perdido, e receberam.

01-O desejo de Restituição.
“Ah! quem me dera ser como eu fui nos meses passados, como nos dias em que Deus me guardava! “Jó 29:2

“Converte-nos a ti, Senhor, e seremos convertidos; renova os nossos dias como dantes.”
Lamentações 5:21

“Quem há entre vós que, tendo ficado, viu esta casa na sua primeira glória? E como a vedes agora? Não é esta como nada diante dos vossos olhos, comparada com aquela?”
Ageu 2:3

02-A promessa de trazer de volta o que perdeu.

“Porque assim diz o Senhor dos Exércitos: Ainda uma vez, daqui a pouco, farei tremer os céus e a terra, o mar e a terra seca; E farei tremer todas as nações, e virão coisas preciosas de todas as nações, e encherei esta casa de glória, diz o Senhor dos Exércitos. Minha é a prata, e meu é o ouro, disse o Senhor dos Exércitos. A glória desta última casa será maior do que a da primeira, diz o Senhor dos Exércitos, e neste lugar darei a paz, diz o Senhor dos Exércitos.” Ageu 2:6-9

“O homem de bem deixa uma herança aos filhos de seus filhos, mas a riqueza do pecador é depositada para o justo.”Provérbios 13:22

Se amontoar prata como pó, e aparelhar roupas como lodo,
Ele as aparelhará, porém o justo as vestirá, e o inocente repartirá a prata.Jó 27:16-17

03- A restituição

Mefibosete:
“Então chamou Davi a Ziba, moço de Saul, e disse-lhe: Tudo o que pertencia a Saul, e a toda a sua casa, tenho dado ao filho de teu senhor. Trabalhar-lhe-ás, pois, a terra, tu e teus filhos, e teus servos, e recolherás os frutos, para que o filho de teu senhor tenha pão para comer; mas Mefibosete, filho de teu senhor, sempre comerá pão à minha mesa. E tinha Ziba quinze filhos e vinte servos. E disse Ziba ao rei: Conforme a tudo quanto meu senhor, o rei, manda a seu servo, assim fará teu servo. Quanto a Mefibosete, disse o rei, comerá à minha mesa como um dos filhos do rei.” 2 Samuel 9:9-11


Sunamita:
“Ora o rei falava a Geazi, servo do homem de Deus, dizendo: Conta-me, peço-te, todas as grandes obras que Eliseu tem feito.E sucedeu que, contando ele ao rei como ressuscitara a um morto, eis que a mulher cujo filho ressuscitara clamou ao rei pela sua casa e pelas suas terras. Então disse Geazi: Ó rei meu senhor, esta é a mulher, e este o seu filho a quem Eliseu ressuscitou.
E o rei perguntou à mulher, e ela lho contou. Então o rei lhe deu um oficial, dizendo: Faze-lhe restituir tudo quanto era seu, e todas as rendas das terras desde o dia em que deixou a terra até agora”.
2 Reis 8:4-6

Jó:
“E o Senhor virou o cativeiro de Jó, quando orava pelos seus amigos; e o Senhor acrescentou, em dobro, a tudo quanto Jó antes possuía. Então vieram a ele todos os seus irmãos, e todas as suas irmãs, e todos quantos dantes o conheceram, e comeram com ele pão em sua casa, e se condoeram dele, e o consolaram acerca de todo o mal que o Senhor lhe havia enviado; e cada um deles lhe deu uma peça de dinheiro, e um pendente de ouro.” Jó. 42.10,11




Nenhum comentário:

Postar um comentário